5GbetAtualização
Compartilhe

Atendimento do Sebrae voltado ao mercado digital atinge mais de 1,05 milhão de pequenos negócios

Atividade da instituição está alinhada com as diretrizes traçadas pela Comissão de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital do Conselhão
PorRedação
5GbetAtualização
Compartilhe

A atuação do Sebrae tem promovido uma verdadeira transformação digital de milhares de Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas de todo o país. Em três anos, mais de 1,05 milhão de atendimentos focados no mercado digital foram realizados pelas equipes do Sebrae – desses, 562 mil foram realizados somente em 2023. O crescimento desse trabalho se deve à estratégia de integração de diferentes áreas ligadas ao tema, como a internacionalização e o mercado B2B (Business to Business), que promove vendas entre empresas.

Além disso, em três anos, ocorreram 2,6 mil participações de consultores e colaboradores do Sebrae em eventos, on-line e presenciais, sobre mercado digital. Desde 2021, essa capacitação já alcançou mais de 5 mil pessoas. O resultado foi muito positivo. Isto porque as 12,6 mil pequenas empresas que já estão nas plataformas de marketplace somam mais de R$ 402 milhões faturados desde 2021. A maior parte ocorreu neste ano, quando foram contabilizados R$ 304 milhões em 2,3 milhões de pedidos atendidos.

O coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae, Ivan Tonet, explica o que fez com que os resultados fossem superiores neste ano. “Iniciamos parcerias e realizamos uma série de iniciativas com grandes atores, como o Mercado Livre, a Amazon, o TikTok, a Meta, GetNinjas e Hotmart. Além disso, investimos na formação de especialistas em empreendedorismo digital e na ampliação do portfólio”, disse.

Tonet lembra também que a atuação do Sebrae está alinhada com as diretrizes traçadas pela Comissão de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital do governo federal que tem o objetivo de ampliar a qualificação e a inclusão digital de pequenas e médias empresas: desenvolvimento da infraestrutura, educação e capacitação, melhoria do ambiente de negócios e fomento à inovação.

A comissão reconheceu a liderança e a expertise do Sebrae para a difusão de novas tecnologias e habilidades necessárias para o desenvolvimento das MPE no ambiente digital, seja por sites, plataformas ou redes sociais e orientou o governo federal a construir parcerias com a instituição.

Ivan Tonet, coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae.

O coordenador do Sebrae ressaltou ainda que cresceu o número de conteúdos, consultorias, cursos e eventos disponibilizados sobre o tema, além da inserção das empresas em plataformas de vendas e monitoramento de resultados. Outras ações como lives sobre como vender no digital, o mapa de marketplaces, a calculadora de precificação para vendas em marketplaces e a caixa de ferramentas digitais foram fundamentais para o sucesso dos empreendedores.

  • atendimento
  • digital
  • market place
  • Tecnologia
  • Transformação digital