5Gbet
Compartilhe

Carnaval da Floresta movimenta mercado dos pequenos negócios no Amazonas

A expectativa dos empreendedores para o Carnaval é positiva e deve contribuir para o lucro no setor
PorRedação
5Gbet
Compartilhe

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima que 75% dos empreendedores pretendem faturar mais que em 2023. A pesquisa nacional revela ainda que 20% esperam faturar o mesmo que no ano anterior e apenas 5% acreditam que devem faturar menos. No Amazonas, por exemplo, a expectativa dos donos de negócios está no Carnaval da Floresta, festa carnavalesca que mescla os rituais tradicionais com o folclore amazonense e que deve contribuir para o lucro no setor.

Entre os empresários que consideram a festividade importante para os seus negócios, está o barista Gabriel Araújo. No final do ano de 2023, Gabriel fundou um estabelecimento de revenda e criação de bebidas. E apesar da pouca experiência no mercado, disse que está consciente dos gastos com o novo negócio e vê a festividade do Carnaval como uma alternativa de recompensar o que gastou no início do empreendimento. “Esperamos que esse mês traga novos clientes e que, com o passar do tempo, consigamos fidelizar 60% deles. Estamos investindo em capacitação, nas melhores bebidas e serviços que irão satisfazer as necessidades dos foliões”, disse.

-

Foto: Secom

Além dos desfiles das escolas de samba no sambódromo da capital do Amazonas, o estado conta com mais uma festa popular que une o Carnaval ao Boi-bumbá, o Carnaboi. A programação reúne os ritmos tradicionais do Carnaval e conta com as figuras dos bois-bumbás que levam os seguintes nomes: Brilhante, Corre-Campo, Garanhão, Caprichoso e Garantido.

Fonte: Secom.

Nesta contagem regressiva para o início do Carnaval da Floresta, o mercado da Beleza é um dos mais movimentados. Segundo a proprietária de salão de beleza na zona sul da capital Eriete Barbosa, já há foliões preocupados com a produção para aproveitar os blocos de rua. Ela ressalta que quase sempre é esperado o aumento de clientes em relação aos anos anteriores.

“Há sempre uma procura por mudanças no visual, seja um corte de cabelo, uma nova cor, alisamento, ou até uma maquiagem mais elaborada para o Carnaboi. Eu imagino que em fevereiro deste ano, mais do que todos os outros, as mulheres devem me procurar com maior antecedência, como já estão fazendo”, destacou Eriete.

A pesquisa da Abrasel aponta ainda que 33% dos estabelecimentos que vão abrir no Carnaval dizem que a data é extremamente importante/muito importante no faturamento. Para 24% é mais ou menos importante, para 25% é pouco importante e 18% dizem que o impacto da data não é importante.

O levantamento indicou ainda que a média de aumento no faturamento esperado pelos estabelecimentos é de 15% em relação ao ano passado e 17% em comparação a um fim de semana normal.

Carnaval da Floresta 2024

Os esquentas do Carnaboi acontecem de 5 a 7 de fevereiro, na plenária do Studio 5, das 19h às 23h30. E a festa propriamente dita, o Carnaboi 2024, será nos dias 9 e 10 de fevereiro, das 19h às 2h30, no pavilhão do centro de convenções. A entrada é gratuita.

As ruas de Manaus e os municípios também se vestem de folia. Por meio de edital, 51 blocos de Carnaval estarão ao longo dos bairros da capital. Contribuindo com a descentralização das ações carnavalescas, pelo segundo ano consecutivo, a zona Norte de Manaus também recebe o Carnaval do Povão, no Parque Mindu Norte, no Novo Aleixo. Do dia 9 a 11, se apresentam na alameda Alphaville, as escolas do grupo experimental do Carnaval de Manaus.

A programação completa poderá ser acessada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), onde serão feitas as atualizações semanais, bem como um roteiro dos blocos de carnaval de rua e as atrações musicais dos eventos citados.

  • Beleza
  • Carnaboi
  • Carnaval
  • Cultura