5GbetAtualização
Compartilhe

Desafio Liga Jovem é uma ferramenta de inclusão e elevação de autoestima

Iniciativa do Sebrae é apresentada ao público da Campus Party Brasil 2022
PorDa Redação
5GbetAtualização
Compartilhe

A inclusão digital e no mercado como forma de elevar a autoestima dos jovens empreendedores. O Desafio Liga Jovem vai além da educação e da introdução de estudantes no mundo do empreendedorismo e da inovação: também é uma questão de cidadania. A iniciativa é uma das novidades apresentada pelo Sebrae na Campus Party Brasil 2022, também conhecida pela sigla CPBR14. Por meio de atividades lúdicas e de conteúdos informativos, a ação pretende atrair jovens do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ensino médio.

Elaine Novetti, analista de educação empreendedora do Sebrae, destaca o Desafio como um projeto ambicioso e de formação dentro das celebrações dos 50 anos de existência da entidade. “A iniciativa surgiu diante da necessidade de estar mais presente e perto desse público jovem e em idade importante de escolhas na vida”, diz a analista. “Essa é uma forma de exacerbar e desenvolver competências ligadas à cultura empreendedora, como elaboração de estratégias, resiliência, liderança e capacidade de organização, além da busca de soluções para problemas.”

O projeto tem uma premissa primordial: tentar entender como o jovem da atualidade pensa e como encara a questão do empreendedorismo, não como um conceito de competição, mas para valorizar a diversidade e a inclusão. “Considero o Liga Jovem como uma ferramenta de inclusão e como um meio democrático de levar a educação a jovens de todas as classes sociais. Por ser inclusivo, ele pode contribuir na redução da desigualdade social, educacional e oferecer oportunidades maiores a um público bem mais amplo”, explica Elaine.

“Quando atuamos em comunidades carentes observamos o desejo das pessoas de adquirir conhecimento e de saber mais sobre empreendedorismo. Temos um papel importante ao estimular essa curiosidade e aproveitamos para reforçar o sentimento de pertencimento do jovem em sua comunidade e de como ele é importante para ajudar a levar mudanças para aquele ambiente”, conclui a analista do Sebrae.

Serviço:

O Desafio Liga Jovem, maior competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia, amplia escopo e atividades para levar a oportunidade às comunidades remotas do país. A iniciativa do Sebrae conta com a parceria do Instituto Ideias de Futuro e terá uma agenda de oficinas específicas gratuitas para ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todo o Brasil.

Para se inscrever gratuitamente na competição, acesse o endereço eletrônicoinstitutoidf.org/desafioligajovem, até o dia 25 de novembro.

  • Educação Empreendedora