5GbetAtualização
Compartilhe

Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são apresentados no Salão Nacional do Turismo

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, Ministério do Turismo e Sebrae apresentam novas tendências do segmento que estão em desenvolvimento em vários municípios do Brasil
PorRedação
5GbetAtualização
Compartilhe

O público visitante do Salão Nacional do Turismo, que começa nesta sexta-feira (15) e segue até domingo (17), na Arena BRB Mané Garrincha, vai ter a oportunidade de vivenciar algumas das experiências de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) que já são realidades pelo Brasil. Após 12 anos, o evento volta a destacar o potencial do turismo nacional e apresenta as novas tendências do segmento. O Sebrae é um dos correalizadores desta 7ª edição, juntamente com o Ministério do Turismo (MTUR), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Em sete ambientes temáticos, será possível conhecer quais são os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) brasileiros, estruturados com apoio do Sebrae e do Ministério do Turismo (MTur). Cada um deles contemplará um eixo de desenvolvimento da abordagem em DTI: Governança, Inovação, Tecnologia, Experiência, Criatividade, Sustentabilidade, Acessibilidade.

Em um dos ambientes, por exemplo, o público poderá conferir a plataforma turística virtual criada pela prefeitura de Joinville (SC) que permite o uso de óculos 3D para acessar as informações, bem como conhecer o aplicativo de Turismo Airão Hub, da cidade Novo Airão (AM) e as boas práticas de São Luís (MA) com o áudio guia do Museu da Gastronomia Maranhense.

Com programação na sexta (15) e no sábado (16), a Arena Talk DTI será o local para conhecer rotas, circuitos e roteiros culturais e gastronômicos com degustação de produtos locais, entre eles, a Rota dos Pirineus (GO), o Roteiro Bufalo Marajó – Rei da Ilha (PA), Rota do Café de Cerrado Mineiro em Patrocínio (MG).

De acordo com a analista de Competitividade do Sebrae Nacional Germana Magalhães, os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são territórios turísticos sustentáveis e diferenciados que facilitam a interação e integração do turista com o destino, ofertando experiências memoráveis em toda sua jornada.

O desenvolvimento dos destinos turísticos impacta positivamente os habitantes dessas localidades e também os pequenos negócios, tornando-os mais competitivos e sustentáveis para acompanhar as transformações do mercado.

Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae Nacional.

Já a diretora de Planejamento, Inteligência, inovação e Competitividade do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, trabalhar projetos que contribuam com a qualidade de vida do morador ao mesmo tempo em que aprimoram e melhoram a experiência vivida pelo turista em um destino é o foco de como projetos relacionados ao desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes atuam. “Esta é a melhor forma de promover destinos turísticos do nosso país, contribuindo, ainda, com o aumento da competitividade do turismo brasileiro em território nacional e também no exterior!”, destaca a diretora.

Ao todo, mais de 30 boas práticas em desenvolvimento em DTI no Brasil serão apresentadas para o público nacional e estrangeiro. Entre elas, estão as experiências de 12 municípios que fazem parte do Programa Turismo Futuro Brasil, realizado pelo Sebrae em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e as experiências dos 20 municípios que trabalham com o Ministério do Turismo o modelo e a Estratégia Nacional DTI Brasil. As cidades foram selecionadas, em ambos os projetos, por meio de edital, para receber apoio para implementar ações visando fortalecer e consolidar a estratégia DTI em seus territórios.

Entre os destinos estão Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA), Rio Branco (AC) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR), Joinville (SC), Bombinhas (SC) e Gramado (RS), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Paraty (RJ), no Sudeste.

Com adquirir seu ingresso gratuito

Para garantir a entrada gratuita ao Salão do Turismo, basta acessar o site da plataforma Sympla, selecionar o dia específico ou os três dias para participar. Após preenchimento do cadastro, o visitante vai receber o ingresso por e-mail com o QR Code. Se preferir, também pode acessá-los diretamente no aplicativo da Sympla, disponível para download no APP Store ou Google Play.

Serviço:

Salão Nacional do Turismo 2023 – Conheça o Brasil
Quando: Dias 15, 16 e 17 de dezembro
Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Horários: Sexta (15) 13h às 21h; Sábado (16) 10h às 21h; Domingo (17) 10h às 18h
Acesso gratuito mediante apresentação de ingresso virtual disponível na plataforma Sympla

  • Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)
  • DTI
  • Turismo