5Gbet
Compartilhe

Dia dos Namorados: o amor não está somente no ar, mas também nos negócios

Confira as dicas do Sebrae para que casais tenham uma parceria de sucesso quando o assunto é empreendedorismo
PorDa Redação
5Gbet
Compartilhe

No dia mais romântico do ano, o #Segundou trouxe um bate-papo com o tema “Empreender a dois: como ter sucesso em seu negócio de casal”. Com transmissão on-line e apresentação da analista Raquel Chaves, a live recebeu o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, que conduziu uma conversa produtiva sobre o assunto.

Um vídeo foi apresentado no início do evento, contando a história do casal Nayhara e Raphael, dois opostos que uniram suas forças para apostar no “Modesto”, um negócio no ramo de alimentação. “Nós nos complementamos, eu cuido da parte dos papéis e burocracias e ele traz ideias novas de sabores que podemos aplicar nas pizzas”, conta Nayhara.

Na sequência, Enio pontuou a importância do casal estar unido sob um mesmo propósito.

“No momento em que você tem um sócio, você tem com quem trocar informações. A sociedade acelera os empreendimentos e, no caso de um casal, existe uma complementaridade natural que converge para o sucesso de uma empresa”.

De acordo com o gerente, as principais motivações para buscar um sócio vêm principalmente da necessidade de capital de investimento, complementaridade de competências, tempo para se dedicar ao negócio e a possibilidade de ter alguém para dividir os riscos.

Ao longo da live, Enio fez um alerta para os casais que buscam investir em um empreendimento juntos. “Quando você monta um negócio com o seu parceiro, ele também é um sócio como em qualquer outra sociedade e precisa assumir essas responsabilidades”, frisou.

Além disso, ele lembrou que nesse tipo de acordo é necessário deixar bem claro quais são as funções que cada um irá assumir em relação a empresa. “Reavaliar sempre o contrato e as atribuições de cada sócio é importante para delimitar essas tarefas. Essa avaliação deve ser feita semanalmente para alinhar a divisão de papéis”, aconselhou.

Ainda durante o bate-papo, os internautas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas à gestão de empresas, às cláusulas contratuais e até mesmo ao que fazer quando a parceria nos negócios não atinge as expectativas esperadas.

Vamos relembrar as principais dicas da live do Sebrae para empreender a dois com sucesso?

  • Delimitar os papéis de cada sócio no negócio para que cada um tenha consciência das suas responsabilidades;
  • Tomar cuidado para não misturar assuntos do trabalho com questões pessoais do casal;
  • Juntos, o casal deve buscar se atualizar por meio de capacitações voltadas para a evolução constante e profissionalização do negócio, principalmente nas áreas de finanças e marketing;
  • Aproveitar as vantagens que os casais têm de terem um nível de engajamento maior e um poder de processo decisório mais veloz por conta da proximidade.

Perdeu a live? Não se preocupe, o conteúdo na íntegra está disponível no canal do Sebrae no Youtube. Acesse e assista em: https://www..

  • Dia dos Namorados
  • Live