5Gbet
Compartilhe

Empreendedor transforma oficina em escola para profissionais do ramo automotivo

Instituto Brasil Center (IBC) já está em funcionamento e possui cursos, consultorias, palestras, banco de talentos e disponibiliza diversos serviços para o segmento
PorAdrianne Vitoreli, de Goiânia
5Gbet
Compartilhe
Mecânico e empresário Flávio Luiz de Deus (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

O mecânico Flávio Luiz de Deus, de 53 anos, montou a oficina Brasil Auto Center, em Anápolis (GO), há quase sete anos. De lá para cá, passou por muitas crises de gestão, inclusive com a saída de sócios. Foram diversas as situações nas quais o empresário pensou até em fechar as portas do pequeno negócio. Mas a ideia mudou.

“Começamos de forma errada, sem gestão administrativa e financeira, e chegou um momento que ficou insustentável”, conta. No entanto, Flávio teve uma percepção que está mudando a história da própria empresa. Ele se atentou que uma das dores das oficinas automotivas é a falta de profissionais qualificados. Assim, ele resolveu arrendar a oficina e criou uma escola de cursos e capacitação na área.

Os últimos meses foram de muito trabalho, mas Flávio já fez a transição da Brasil Auto Center para o Instituto Brasil Center (IBC), que proporcionará conhecimento para aqueles que queiram melhorar a atuação no segmento. Ele conta que conhece o Sebrae há 25 anos, fez alguns cursos, mas sempre pensou que a aplicação dos saberes era apenas para os grandes. “Quando me vi em um momento de crise, busquei na memória meu aprendizado e comecei do zero. Registrei a empresa, que ainda não tinha CNPJ”, conta.

O empresário garante que ter feito o Empretec em 2022, um seminário intensivo de formação de empreendedores ministrado pelo Sebrae, abriu a mente para muitas possibilidades. Uma delas é trabalhar a união das oficinas para que todas possam oferecer um serviço de qualidade, porque dessa forma todos ganham. Com o Instituto, o objetivo de Flávio agora é apoiar e inovar a cultura das oficinas automotivas por meio de suporte técnico, gestão e qualificação.

Benefícios

Entre os benefícios que o IBC proporciona, segundo o empreendedor, está o aumento de produtividade e lucratividade, a qualificação de profissionais, uma menor rotatividade de colaboradores e a redução de custos para as empresas. “Temos uma oficina adequada e equipada para as aulas práticas e teóricas, além de material didático atualizado”, enfatiza. Os cursos oferecidos são para mecânico, auxiliar de mecânico, eletricista, pintor, preparador, vendedor, consultor técnico, chefe de oficina, orçamentista, estoquista, detalhador e lavador.

Ainda há oficinas e consultorias de gestão (precificação, mapeamento de processos), locação de ferramentas, gestão de marketing, palestras e um banco de talentos. “Conforme vamos qualificando os alunos, montamos um banco de talentos e facilitamos para as oficinas a contratação de profissionais prontos para atuar no mercado”, destaca Flávio. O empresário também oferece certificado digital, vistoria cautelar e um clube de compras.

Projetos

Para um futuro breve, o empreendedor pretende colocar em funcionamento dois projetos que considera importantes. São eles: o IBC Verde, que irá trabalhar com descarte correto de contaminantes, gerar receita e sustentabilidade; e o IBC Social, serão promovidas ações sociais pela comunidade automotiva para ajudar instituições beneficentes do município.

  • Capacitação
  • cultura empreendedora
  • Empretec