5GbetAtualização
Compartilhe

Empreendedores do litoral maranhense buscam otimizar oportunidades e lucrar mais no Carnaval

Entender o mercado e avaliar as oportunidades pode ser mais fácil do que você imagina, basta buscar a orientação certa
PorAssessoria de Comunicação e Eventos
5GbetAtualização
Compartilhe

Com a chegada do Carnaval, os empreendedores têm apenas uma coisa em mente: aumentar o faturamento. Só em 2023, a festa do momo movimentou mais de R$ 172 milhões em todo o Maranhão, segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). Essa é uma excelente oportunidade para pôr em prática conhecimentos de gestão financeira e planejamento estratégico para aproveitar ao máximo essa janela de quatro dias de intenso movimento.

No litoral maranhense, onde o Sebrae atende um total de 25 municípios, os empreendedores não perdem tempo: querem aproveitar ao máximo as oportunidades que o Carnaval traz para quem empreende.

Em Guimarães, cidade litorânea onde fica localizada a praia de Araoca, destino muito visitado pelos turistas, na estrada de acesso recém-inaugurada, os empreendedores já estão tirando do papel aquelas ideias para garantir mais lucratividade.

É o caso de Marlene Pessoa de Araújo e de Luís Alberto Afonso Paiva. Juntos, os dois gerenciam um negócio de sucesso na praia de Araoca. Há sete anos no mercado, com o Bar e Restaurante Nova Opção, eles oferecem bebidas e um cardápio variado, repleto de pratos típicos do litoral. Além disso, também possuem opções de estadia, com quartos e casas de aluguel nas proximidades da praia. A aposta para o Carnaval é fazer a diferença no atendimento.

O casal empreendedor Luís Alberto Afonso Paiva e Marlene Pessoa de Araújo.

Orientados pelo Sebrae, eles já vêm aperfeiçoando o atendimento a partir de conhecimentos adquiridos em cursos que ajudam a melhorar o relacionamento com os clientes. Os dois também apostam na oferta de experiências gastronômicas ao cliente, com base no curso em que aprenderam a trabalhar uma montagem de pratos mais atrativa e moderna, dispondo os ingredientes de forma que se mostrem harmônicos e apetitosos.

“Com o auxílio do Sebrae, iniciamos com a qualificação dos atendentes para receber bem, oferecer a melhor acolhida para o público. Também colocamos as cozinheiras para aprender a servir os pratos, para que sejam bonitos e apetitosos aos olhos dos nossos clientes. Essas coisas conquistam o cliente. Já compreendemos que esses investimentos são necessários para aprimorar o nosso empreendimento”, conta Marlene.

Para definir a melhor estratégia, o casal não dispensou uma análise do cenário e dos elementos que influenciarão o Carnaval de 2024. “Estamos preparados para o Carnaval, trabalhando em cima do estoque, para que não falte nada. Com a orientação adequada, conseguimos organizar tudo de forma antecipada para receber todos os foliões. Esperamos um grande movimento este ano. Que essa seja uma linda festa, para todos”, disse o senhor Luís.

Em Guimarães, a Prefeitura também tem contribuído nos preparativos para o Carnaval. Várias ações estão sendo empreendidas pelo prefeito Osvaldo Gomes, como o Programa Cidade Empreendedora, que traz para o município um conjunto amplo de soluções do Sebrae de apoio aos empreendedores e ao município.

“A Sala do Empreendedor é responsável pela articulação com os empreendedores que pretendem trabalhar no Carnaval. Estamos trabalhando várias ações para oferecer o melhor serviço e atendimento ao folião e aos visitantes. Graças às orientações do Sebrae, estamos bem preparados para este momento. Por esse motivo, essa parceria é tão importante. Esperamos uma grande festa e uma grande movimentação econômica no município”, destacou o prefeito Osvaldo.

  • Carnaval
  • Cidade Empreendedora
  • praia
  • Sala do Empreendedor