5GbetAtualização
Compartilhe

Etapa final do Capital Empreendedor oferece às startups dicas valiosas sobre “pitch”

Circuito de Investimentos acontece em São Paulo, reunindo 73 startups e empresas inovadoras e 150 investidores de risco
PorRedação
5GbetAtualização
Compartilhe

A etapa final do Capital Empreendedor, ciclo 2023, começou nesta segunda-feira (27), na capital paulista. O programa reúne 73startups e empresas inovadoras de diversas regiões do país que têm a oportunidade de apresentar seus negócios a potenciais investidores e atrair recursos para impulsioná-los. Na abertura desse último ciclo do ano, os empresários tiveram acesso a dicas valiosas sobre pitch, o momento oportuno e decisivo para seduzir investidores e captar investimentos.

Confira todas as Empresas Selecionadas para o Circuito de Investimento 2023.

Gerente Valdir Filho fala sobre o Circuito de Investimentos. Foto: Túlio Vidal.

“O Capital Empreendedor é um estímulo ao empreendedorismo”, afirma Valdir Filho, gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional. Ele lembra que o Circuito de Investimentos é o grande momento do programa após toda a intensa jornada de preparação.

Nas rodadas de negócios, cada empresa terá 20 minutos para se apresentar. Essa é uma oportunidade única para que os empreendedores possam captar recursos para acelerar seus projetos.
Valdir Filho, gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional.

Nesta edição, 150 investidores de risco se inscreveram para conhecer as propostas selecionadas pelo programa na etapa conhecida como Circuito de Investimentos, que acontece nesta terça-feira (28).

Segundo o especialista Rodrigo Pimenta, da Ventiur Aceleradora, “investidor valoriza o jóquei e não o cavalo”. Por isso, segundo ele, é fundamental demonstrar a capacitação dos empreendedores por trás da ideia, demonstrar que o negócio vale a pena e jamais finalizar com a frase “É isso”, durante a negociação.

Já sobre gestão, o público vibrou com a emocionante trajetória de Marcelo Paz à frente do Fortaleza Esporte Clube, o “Leão”. Paz assumiu a presidência do clube no final de 2014, quando o time de futebol somava oito anos seguidos na série C, a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

Hoje, o clube acumula títulos, sendo pentacampeão do campeonato cearense, façanha conquistada neste ano, e fazendo uma campanha de peso dentro e fora de campo que o coloca atualmente entre os melhores times do Nordeste.

Trabalhar com pessoas melhores do que você, avalia Paz, é o segredo do sucesso. Ao finalizar, recomendou:

Jogue bonito também fora de campo. Toda empresa tem responsabilidade social.

Marcelo Paz à frente do Fortaleza Esporte Clube, o “Leão”

Nesta terça-feira, devem acontecer as rodadas de negociação com investidores e a premiação dos três negócios que mais se destacaram ao longo do processo de capacitação de startups e negócios inovadores na busca por investimentos. Ansiosos pela captação, os empreendedores foram alertados pelo investidor esportivo Fernando Patara, da Arena Hub, quanto ao risco das relações com investidores, especialmente quando o negócio não alcança a performance prometida. “Captar investimento é dívida”, observou.

Maria Umbelino, que atua na linha de frente do Capital Empreendedor. Foto: Túlio Vidal.

Nesse contexto, a analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional Maria Auxiliadora Umbelino diz que é fundamental avaliar bem se é melhor obter dinheiro do cliente do que de um investidor.

  • Capital Empreendedor
  • investidor
  • pitch
  • Startup
  • Faça download dos materiais abaixo