5Gbet
Compartilhe

MSME Day celebra a importância das micro, pequenas e médias empresas no mundo

Data será marcada por evento, em 27 de junho, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York
PorDa Redação
5Gbet
Compartilhe

Não é somente no Brasil que as micro e pequenas empresas cumprem papel essencial na economia. Mundialmente, o segmento, que junto com as médias empresas representam aproximadamente 90% dos negócios, também tem uma data só para ele: é o MSME Day, instituído em 27 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Sob o tema “Galvanizing MSMEs worldwide by supporting women and youth entrepreneurship and resilient supply chains”, que em tradução livre seria “Promovendo micro, pequenas e médias empresas do mundo todo por meio do empreendedorismo de mulheres e jovens e cadeias de suprimentos resilientes”, o MSME Day será um evento presencial na sede da ONU, em Nova York, que celebrará o papel crucial do segmento para atender aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A data foi escolhida como um dia para reconhecer as incríveis contribuições das micro, pequenas e médias empresas globalmente, com a geração de empregos e promoção de crescimento econômico. O evento contará com especialistas, além de empreendedores e líderes do mundo todo. A programação inclui painéis, workshops interativos e sessões denetworking, explorando estratégias inovadoras e melhores práticas para o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, aumentando seu impacto no desenvolvimento sustentável.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca a importância da iniciativa. “No Brasil, as micro e pequenas empresas respondem por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e têm sido as maiores responsáveis pela manutenção do nível de emprego. A recuperação da nossa economia depende fundamentalmente da proteção e do estímulo a esse segmento com políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios, reduzindo a burocracia e incrementando a inovação e a competitividade. A comemoração dessa data pela ONU vem ao encontro do esforço feito há 50 anos pelo Sebrae”, comenta.

  • desenvolvimento sustentável
  • ODS
  • ONU