5Gbet
Compartilhe

Negócios em Cena reúne mais de 400 empreendedores da região do Vale do Açu

Em dois diias, a 4ª edição do Negócios em Cena levou inspiração e repassou lições de superação e comportamento empreendedor para o sucesso dos negócio da região
PorRedação
5Gbet
Compartilhe

Histórias inspiradoras têm ajudado pessoas a encontrar o verdadeiro combustível para motivar grandes transformações pessoais. Mas na Região do Vale do Açu, 430 empreendedores que participam da 4ª edição do Negócios em Cena – Construindo Conexões descobrem que elas podem ir além e serem fortes aliadas no desenvolvimento dos negócios. Durante dois dias, o evento realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em Assú, revela, por meio da apresentação de casos de sucesso, lições de superação e características empreendedoras indispensáveis a quem aposta no empreendedorismo.

Na abertura do evento, na noite desse quarta-feira (20), no Educandário Nossa Senhora das Vitórias, o poeta e escritor cearense Bráulio Bessa frisou que arte e empreendedorismo caminham lado a lado. Em sua palestra, ele lembrou características comuns à arte de fazer poesia e de empreender e demonstrou que, nos versos e rimas que tecem poemas da literatura de cordel, também podem estar a inspiração para o empreendedorismo.

Palestra de Bráulio Bessa. Crédito: divulgação.

-

É impossível fazer arte sem ser empreendedor. Enquanto artista, naturalmente eu tenho esse instinto de ser empreendedor. Fazer arte no Brasil é um ato de resistência, uma luta constante. Então, você tem que ser criativo, inventivo, corajoso, atrevido, características que um empreendedor nutre dentro dos seus sonhos e objetivos. Bráulio Bessa, escritor e poeta cearense.

Em uma palestra repleta de elementos da poesia de cordel, humor e sabedoria popular conectados ao empreendedorismo, Bráulio Bessa lembrou da sua trajetória, de menino pobre da pequena cidade de Alto Santo, no Ceará, a poeta e escritor com livro entre os dez mais vendidos no Brasil.

!important;">-

Não podemos esquecer nunca do sonho e do propósito que temos. Aos 14 anos, ao ler um livro de Patativa do Assaré, eu disse que seria poeta e escreveria um livro para colocar na biblioteca de minha escola, e, contrariando todas as expectativas, fui além. Estou escrevendo o quarto livro e sigo firme na ideia de ajudar as pessoas através da arte.

Negócios e magia

Especialista na comunicação de alto impacto, o mágico e palestrante motivacional Jardel Beck levou o público presente no “Negócios em Cena” a refletir, de uma forma diferente, sobre o ato de empreender. As características empreendedoras eram apresentadas entre um número e outro de mágica. “A gente fala muito em motivar, em estimular o empreendedor, mas é preciso entender que apenas motivação não basta. A gente precisa ter as técnicas adequadas e desenvolver boas estratégias caso queira alcançar nossas metas”, orienta.

-

-

Beck também alertou para a importância do planejamento, seja na hora de montar um novo negócio ou para empreendimentos já em funcionamento. “Planejar vai muito além de ideias e estratégias escritas em um papel. Estamos falando de um estímulo à atitude de transformar em realidade aquilo que você sonha, que deseja implementar no seu negócio”, ressalta.

Entretenimento que ensina

A proposta lúdica, que mistura conhecimento e entretenimento se tornou o grande diferencial do “Negócios em Cena” e levou à consolidação do evento no calendário de atividades voltadas ao empreendedorismo em Assú e Região. “Estamos muito felizes com a realização de mais esta edição do Negócios em Cena, especialmente porque vemos que o evento está consolidado e é hoje uma referência para empreendedores de Assú e municípios circunvizinhos que buscam aprimorar conhecimentos, fazer networking e promover melhorias nos seus empreendimentos”, ressalta Fernando de Sá Leitão, gerente da Agência Sebrae de Assú.

Segundo Wladimir de Menezes, supervisor de Trade e Marketing da empresa Três Corações, ao promover uma maior aproximação entre palestrantes e empreendedores, o formato do evento cria um ambiente favorável à interação e gera conexões entre os participantes. “Essa ideia faz toda a diferença. A dinâmica com que a mensagem é repassada e a forma como as pessoas se conectam tornam o evento um sucesso a cada nova edição, e faz com que ele ganhe uma dimensão muito grande para Assú e toda a região”, elogia.

-

-

De acordo com a organização do evento, 430 pessoas participam do evento. Maior público já registrado entre quatro edições. Na quinta-feira (21), a programação do Negócios em Cena contou com palestras de Dani Amaral e Marcela Cabral. Além do palco onde aconteceram as apresentações, o evento contou estandes expositivos de marcas e patrocinadores, áreas interativas e praça de alimentação.

  • arte
  • poesia