5Gbet
Compartilhe

Presidente do Sebrae participa do Encontro Territórios Empreendedores, em Macapá

Pelo Brasil chega ao Amapá. É o décimo estado a receber o projeto que evidencia as potencialidades locais e o primeiro na região Norte
PorRedação
5Gbet
Compartilhe

O Sebrae Pelo Brasil amanheceu em Macapá, nesta terça-feira (19), primeiro estado do Norte a receber o projeto, que já percorreu nove capitais brasileiras. A agenda começou no Encontro Territórios Empreendedores, com a integração de pelo menos 80 lideranças de oito municípios atendidos pelo Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER). Os municípios compreendem as regiões Centro-Oeste (Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Serra do Navio) e dos Lagos (municípios de Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Pracuúba) do estado.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou que o Amapá já é o décimo estado visitado pelo Projeto Pelo Brasil, que tem o objetivo de evidenciar as potencialidades locais por meio do empreendedorismo.

“Tenho percorrido o país de ponta a ponta e, por onde passo, constato o quanto o Sebrae é estratégico na construção de políticas públicas. Ao promover atividades econômicas sustentáveis e gerar renda através do uso responsável dos recursos naturais, a bioeconomia pode reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das comunidades tradicionais, reduzir a fome e garantir justiça social”, acrescentou.

O vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior, lembrou que o estado é rico, com grande potencial para se tornar um local repleto de oportunidades. “O empreendedorismo é estratégico para as conquistas que temos pela frente. As nossas potencialidades estão na bioeconomia (indústria de óleo vegetal), no petróleo & gás, na inovação/preservação e no artesanato e turismo. Por isso, ter o Sebrae nesses desafios representa uma grande conquista”, destacou. O vice-governador lembrou ainda que a agricultura familiar representa oportunidades reais de atuação.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Josiel Alcolumbre, destacou sua satisfação com os resultados do LIDER. “Concordo com o Décio Lima quando ele diz que a cabeça pensa onde os pés pisam. Isso significa que só conseguimos revolucionar quando temos conhecimento da realidade do local. Por isso, a presença do presidente do Sebrae aqui hoje é tão importante. Trata-se de uma visita significativa, pois teremos parcerias na geração de mais oportunidades locais”, explicou.

Décio Lima lembrou o trabalho do Sebrae que está em curso na região Amazônica. “O Programa Inova Amazônia, desenvolvido pelo Sebrae, tem se mostrado uma importante alternativa para impulsionar o desenvolvimento justo e sustentável na região. Somos hoje a sexta marca mais forte do país, isso significa mais responsabilidade. A agenda norteará as ações em prol do desenvolvimento da região, permitindo uma grande transformação nos territórios”, enfatizou.

Estavam presentes no evento também a superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante; o diretor de administração e finanças, Marcell Harb; e diretora técnica do Sebrae, Suelen Amoras, da instituição no estado.

  • Liderança
  • Sebrae