5Gbet
Compartilhe

Sebrae e Universidade de La Salle se unem para desenvolver territórios

A parceria deve ser desenvolvida por meio de um projeto piloto junto com os institutos federais de educação
PorRedação
5Gbet
Compartilhe

O presidente do Sebrae, Décio Lima, discutiu um programa piloto, nesta terça-feira (5), com o diretor da Universidade La Salle, Josep Piqué, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O projeto pretende unir a inovação e as vocações dos territórios brasileiros para gerar novas empresas a partir de estudos acadêmicos das instituições de ensino e pesquisa.

Nossa ideia é começar com um modelo que possa ser replicado para várias outras cidades, com isso, o conhecimento gerado na Academia será aproveitado na vida real, gerando oportunidades, inclusão, emprego e renda.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Reunião com Josep Piqué, presidente da Universidade La Salle. Crédito: Erivelton Viana.

Para Josep Piqué, cada território possui uma vocação que precisa precer na geração de renda. “É importante conhecer o território, o seu propósito e os seus desafios. E a inovação será uma forte aliada”, afirmou. Piqué lembrou que possui larga experiência com a realidade brasileira e hoje dispõe de um diagnóstico voltado para o país e que pode ser replicado em várias realidades, conforme as características de cada região. Além disso, a experiência da Universidade La Salle, na Espanha, mostra que o processo de inovação começa com o conhecimento de forma contínua.

O Sebrae já vem discutindo com as instituições de ensino e pesquisa uma forma de aproveitar a vocação de cada região. “A ideia é unir as duas pontas em prol do empreendedorismo”, ressaltou o presidente Décio Lima. “Esse trabalho vai representar um paradigma para o país, pois iremos replicar em todo o Brasil”, acrescentou.

Recentemente, o Sebrae visitou também a realidade de Barcelona, que vem utilizando esse modelo. “Foi surpreendente conhecer essa experiência de economia social e da sociedade do conhecimento construída pelo povo catalão. Um resultado fantástico de integração urbana, de inteligência, com forte contribuição da universidade, fomento econômico e inclusão social. Um exemplo extraordinário do que aconteceu em apenas 20 anos”, destacou Décio Lima.

  • Josep Piqué
  • Universidade La Salle