5GbetAtualização
Compartilhe

Sebrae/MT levará iniciativas sustentáveis para a COP-28 em Dubai

Projetos de Ecoturismo e Pró-pantanal serão apresentados pelo Sebrae Mato Grosso na conferência mundial
PorRedação
5GbetAtualização
Compartilhe

O Sebrae/MT integrará a delegação brasileira na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-28, que acontecerá entre os dias 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A conferência do clima da ONU (COP) é um evento anual que reúne representantes dos países, cientistas, sociedade civil e diversas entidades privadas para discutir, negociar e traçar soluções para combater a crise climática criada pelo homem.

O Sebrae Mato Grosso desempenha um papel fundamental ao dialogar com o vasto universo de empreendedores no Brasil e como detentor do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), referência nacional em ações e projetos sustentáveis.

Em uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sebrae/MT apresentará as iniciativas do CSS em um painel no país árabe, como os conteúdos compartilhados voltados a disseminar novos caminhos em busca de um modelo de sociedade que equilibre os valores financeiros, sociais e ecológicos.

Durante o evento, o Sebrae/MT apresentará ainda dois importantes programas: o Ecoturismo e o Pró-Pantanal, criado em parceria com o Sebrae/MS. O projeto de ecoturismo e etnoturismo beneficia mais de 1.200 famílias da comunidade indígena Haliti-Paresi, abrangendo oito aldeias no município de Campo Novo do Parecis, localizado a 401 km de Cuiabá.

Esse trabalho concentra-se na valorização étnica, promovendo atividades empreendedoras no setor do turismo, proporcionando experiências aos turistas por meio de passeios e contemplação, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação do ecossistema local.

Já a segunda iniciativa, desenvolvida ao longo dos últimos três anos, foi uma resposta aos desafios climáticos e econômicos que afetaram a região do Pantanal, começando com a onda de calor e seca extrema de 2019 e seguida pelos impactos da pandemia em 2020. O Pró-Pantanal visa à recuperação econômica desse bioma, demonstrando resultados positivos na revitalização da região por meio do empreendedorismo sustentável e da preservação cultural.

Além de estar alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ambas iniciativas, segundo o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, têm sido eficazes para conscientizar um grande número de empreendedores sobre as boas práticas e gestão sustentável.

“Na COP, estaremos na Blue Zone, junto ao governo de Mato Grosso, destacando não apenas esses programas, mas também a robusta estratégia do governo em apoiar empreendedores para operarem de forma sustentável, respeitando a natureza e medindo seu impacto nos ecossistemas do Estado”, diz.

Olhar no futuro

O Sebrae/MT estabeleceu como prioridade contribuir de forma decisiva para uma agenda de baixo carbono, estabelecendo metas ousadas para alcançar esse objetivo. A instituição tem atuado com adesões às boas práticas sustentáveis, como desvio de aterro para resíduos sólidos e implementando fontes de energia limpa.

O Sebrae Mato Grosso tem marcado presença em várias edições da Conferência do Clima, incluindo a COP15, COP25, COP26 e COP27. Essas participações não apenas reforçaram a presença do sistema Sebrae na Conferência do Clima, mas também trouxeram reflexões valiosas sobre o papel dos pequenos negócios na transição para uma nova economia, a economia sustentável.

Além disso, proporciona reflexões valiosas sobre o papel dos pequenos negócios na transição para uma economia de baixo carbono e traz novas ideias para serem aplicadas em ações e projetos da instituição.

Centro Sebrae de Sustentabilidade – O CSS é um modelo sustentável desde a construção, que inclusive já foi premiada pelo BREEAM In-Use (em operação), nos anos de 2018 e 2021, no qual atestam o CSS em nível de excelência, quanto a qualidade e o compromisso com a sustentabilidade em suas operações e instalações. Além disso, o CSS já recebeu diversos outros prêmios, inclusive internacionais, pelo projeto e atuação inovadores e sustentáveis e também por sua eficiência energética

  • COP 28
  • CSS
  • Dubai
  • Ecoturismo
  • Pantanal