5GbetAtualização
Compartilhe

Vencedores do Desafio Liga Jovem vivem experiência cheia de inovação em Madri

Grupo participa de missão internacional com visitas a centros de inovação na capital da Espanha; programação inclui participação no South Summit Madri 2023
PorDa Redação
5GbetAtualização
Compartilhe

Conhecer um hub global de inovação, onde estão localizados grandes centros de pesquisa e tecnologia, tem sido a rotina dos vencedores do Desafio Liga Jovem em Madri, na Espanha. O grupo formado por 24 estudantes do ensino médio e fundamental embarcou, no último sábado (3), para uma missão internacional repleta de experiências. Eles integram as seis equipes mais bem pontuadas na competição, sendo quatro delas de escolas públicas e duas de instituições particulares.

O Desafio Liga Jovem é considerado a maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio. A iniciativa é realizada pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro.

Ao longo desta semana, os estudantes participam de uma agenda intensa de atividades, incluindo a participação no South Summit Madri 2023, nos dias 7 e 8 de junho. Eles viajaram acompanhados de um orientador da escola e analistas de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional. Todos permanecem na capital espanhola até o próximo sábado (10).

Novas experiências

Nessa segunda-feira (5), os estudantes conheceram a renomada Escola Superior de Telecomunicações da Universidade Politécnica de Madri, classificada entre as 60 melhores universidades do mundo na área de Engenharia e Tecnologia, segundo a edição 2023 do QS World University Rankings by Subject.

“Fomos apresentados ao Campus de forma geral com um vídeo da faculdade e posteriormente visitamos os laboratórios de Física e Química, além do espaço LifeSTech, voltado para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e revolucionárias, principalmente na área da Saúde”, contou a gestora do Liga Jovem no Sebrae Nacional, Elaine Novetti.

A equipe “Garotas de Vermelho”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, de Porto Alegre, integra a missão. Formado apenas por meninas, o grupo criou um kit de saúde menstrual que possibilita falar sobre a menstruação e fazer conexões com autocuidado e bem viver. No primeiro dia de visitação técnica, elas aproveitaram para conhecer como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas. “Foi muito interessante e inovador. Tivemos a oportunidade de identificar como podemos melhorar o nosso projeto”, declarou Nathalia Caminha, integrante da equipe.

Durante a tarde, os estudantes também puderam visitar as modernas instalações do espaço “La Cabina” da Telefónica, uma das principais empresas de telecomunicações do mundo, com sede em Madri. O local, com mais de 2 mil m², é o maior ambiente de demonstração da Telefónica, onde são apresentados desenvolvimentos tecnológicos de ponta e soluções oferecidas por startups em um ambiente de inovação aberta, abrangendo diversos setores e serviços. “A visita na Telefónica foi uma verdadeira imersão em inovação, robótica, comunicação e tecnologia de ponta”, destacou Elaine.

Em sua primeira viagem para a Europa, os integrantes da equipe “Hera”, da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, do Rio de Janeiro, destacaram a experiência como transformadora. Durante o Desafio, eles desenvolveram uma plataforma de curadoria de arte, voltada para artistas migrantes e refugiados, com objetivo de promover uma jornada educacional, bem como geração de renda, através da venda de NFT’s, assim como de produtos licenciados. “Conhecemos lugares incríveis e que trazem muita tecnologia, inovação e empreendedorismo, além de novas possibilidades para o futuro”, afirmou Thales Lima, da equipe carioca. “Está sendo um momento único que vai agregar muito para o nosso conhecimento, inclusive porque o nosso projeto também faz parte da realidade aumentada”, acrescentou Laryssa da Silva.

O embaixador brasileiro na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, esteve reunido com os jovens integrantes da missão e elogiou a iniciativa do Sebrae.

“Tenho certeza de que esses jovens vão colher muito sucesso pela frente. O Sebrae está de parabéns por esse programa. Em alguns anos, nós teremos a exata dimensão da importância dessa ação.”

Orlando Ribeiro ressaltou que a escolha da Espanha como destino da missão de vencedores do Desafio Liga Jovem não poderia ter sido mais acertada. “A Espanha é a porta de entrada natural do Brasil na Europa. Eles têm uma língua muito parecida com a nossa, um povo muito acolhedor, segurança jurídica, e existe já um fluxo muito intenso de investimentos espanhóis no Brasil”, disse.

E complementou: “a Espanha já é o segundo maior investidor estrangeiro no nosso país, atrás apenas dos Estados Unidos. Os investimentos espanhóis correspondem a duas vezes os investimentos britânicos, duas vezes o francês, três vezes o investimento alemão e quatro vezes os investimentos chineses, apenas para se ter uma ideia do que isso representa. Agora está na hora de fazermos o contrário. De trazermos nossa turma para a Espanha”, analisou Orlando Leite.

Desafio Liga Jovem

Realizado pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro, o próximo Desafio Liga Jovem abre as inscrições ainda neste mês. A edição de 2022 alcançou mais de cinco mil inscritos de todos os estados brasileiros. Desses, cerca de 600 (entre alunos e educadores que coordenam as equipes) chegaram à semifinal com projetos inovadores que usam a tecnologia para resolver problemas sociais, da comunidade ou escola. Vinte e uma equipes foram para a final e as seis equipes ganhadoras foram anunciadas durante o Bossa Summit em São Paulo.

  • Desafio Liga Jovem
  • Educação
  • Educação Empreendedora