5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.comAcesse conteúdos jornalísticos, nos mais variados formatos, focados na informação como aliada das micro e pequenas empresasSat, 23 Sep 2023 12:38:03 +0000pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.2.25Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/cultura-empreendedora/pequenos-negocios-da-industria-moveleira-do-brasil-conquistam-premios-em-competicao-internacional/Mon, 25 Sep 2023 11:00:48 +0000https://www.emedist.com/?p=16970Designers e empresas da indústria de móveis brasileiros foram destaque no MUSE Design Awards 2023, uma das mais renomadas competições internacionais que reconhece a excelência em projetos de design de diversas áreas, incluindo móveis, iluminação, paisagismo, moda, entre outras. O mobiliário desenvolvido por empresas do Brasil conquistou sete premiações, sendo cinco medalhas de ouro. Entre as vencedoras, cinco são micro e pequenos negócios atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, realizado pelo Sebrae e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), voltado ao desenvolvimento das empresas do setor.

Em 2023, a premiação atraiu mais de 85 mil inscritos, com projetos enviados por participantes de 112 diferentes países. Essa diversidade global destaca a amplitude do alcance e da relevância da competição, demonstrando como o design se trata de uma linguagem universal, capaz de, ao mesmo tempo, unir e destacar as semelhanças e as particularidades de cada cultura e sua indústria. As conquistas das empresas brasileiras confirmam o potencial produtivo e criativo do design e da indústria de móveis nacional, que é a sexta maior do mundo, sendo composta majoritariamente por empresas de pequeno porte.

Sobre o PDCIMob

O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, ou PDCIMOb, é uma iniciativa desenvolvida através de uma parceria entre o Sebrae e a ABIMÓVEL. Estruturado em três trilhas estratégicas — Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Aproximação Comercial —, o PDCIMob tem como objetivo principal a aprimoração da eficiência nas operações das micro e pequenas empresas do setor moveleiro em todas as etapas da gestão, produção e comercialização.

Ao promover a integração da indústria, a iniciativa visa fortalecer a competitividade, impulsionar a inserção no mercado nacional e internacional, estimulando também a colaboração entre os diversos elos da cadeia moveleira. Desempenhando, dessa forma, um papel estratégico na capacitação, na profissionalização e na expansão sustentável das empresas de móveis no Brasil.

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/inovacao-e-tecnologia/parece-ficcao-mas-e-real-barco-voador-promete-revolucionar-transporte-na-amazonia/Mon, 25 Sep 2023 11:00:15 +0000https://www.emedist.com/?p=16966Volitan é o nome do veículo capaz de voar sobre os rios e chegar ao destino em um terço do tempo das lanchas mais velozes no mercado. Parece cena de ficção científica, mas não é. Esse é o produto dastartup Aeroriver, criada em 2021, que será apresentado aos participantes no estande do Sebrae durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, em São Paulo. A empresa chega com o objetivo de revolucionar o transporte de cargas e pessoas na Amazônia, aliando sustentabilidade e inovação.

O barco voador de 18 metros de comprimento poderá percorrer uma distância de até 450 quilômetros sem reabastecer, operando a uma altura de 5 a 10 metros da água e velocidade de 150 km/h. Além disso, o veículo emite menos CO2 do que embarcações e aeronaves (movido a diesel, mesmo combustível dos barcos que operam na região). “Nosso objetivo maior é resolver problemas logísticos na Região Amazônica. Estar no Congresso viabiliza conexões com possíveis investidores e parceiros, ampliando o alcance da AeroRiver”, ressalta o engenheiro aeronáutico e um dos sócios dastartup Lucas Guimarães.

O empresário destaca que o Volitan será o primeiro veículo de efeito solo adaptado para o território amazônico e terá capacidade para transportar 10 passageiros ou uma tonelada de carga.

Testes

O Volitan passa atualmente por ensaios de voo com um protótipo em escala 1:6. O objetivo é entender a dinâmica do veículo e se será necessário realizar alguma mudança em sua geometria para otimizar a performance de voo. “Em paralelo, estamos em fase avançada do protótipo em escala real, que estará pronto para testes e certificação no fim de 2024. Pretendemos iniciar a sua comercialização em 2025”, projeta Lucas.

A expectativa em conquistar novos parceiros para ajudar a promover o desenvolvimento local é alta.

Aliar progresso com a sustentabilidade é a chave para o desenvolvimento da humanidade, não apenas na região amazônica, mas mundialmente. Esse esforço deve partir de todas as entidades, principalmente das indústrias que geram grande parte dos gases poluentes e que também são responsáveis direta ou indiretamente pelas áreas desmatadas.
Lucas Guimarães, engenheiro aeronáutico e um dos sócios da startup Volitan.

Parceria com o Sebrae

A Aeroriver é uma das empresas que participam do Programa Inova Amazônia, do Sebrae, uma estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, o programa já investiu R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais (Alemanha e Portugal).

A analista coordenadora de startups do Sebrae Nacional, Natália Bertussi, destaca que as pequenas empresas disruptivas são estratégicas para a instituição e para o país. “Essas empresas ajudam a oxigenar a economia e a levar soluções novas e tecnológicas para os negócios de base tradicional”, comenta. Segundo Natália, o Sebrae procura atuar aliando sempre aumento da produtividade, diferenciação no mercado e agregação de valor ao produto das micro e pequenas empresas e esse processo passa pelo estímulo à inovação, seja com o desenvolvimento de novas tecnologias pelas próprias empresas, ou por meio de parcerias com startups que apresentam soluções inovadoras para antigos problemas.

Congresso de Inovação

O Congresso Internacional de Inovação da Indústria é o mais importante evento do setor na América Latina. O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. O evento é promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

Saiba mais aqui.

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/cultura-empreendedora/de-fuzileiro-a-empresario-uma-historia-de-amor-pelo-sorvete/Sat, 23 Sep 2023 17:00:04 +0000https://www.emedist.com/?p=16987Pedro Amorim, de 36 anos, é empresário e proprietário da Amorito Sorvetes, uma indústria de picolés e sorvetes que distribui seus produtos em mercadinhos, restaurantes, lanchonetes e farmácias por toda a Região Metropolitana do Recife, Litoral Sul, Vitória de Santo Antão, Carpina, Paudalho, Goiana e João Pessoa, na Paraíba. A então Glacê Sorvetes passou a se tornar Amorito em 2015, para homenagear Laete Amorim, criador da empresa e pai de Pedro. Hoje, a empresa conta com 75 funcionários e, neste Dia do Sorvete – celebrado neste sábado, dia 23 -, a Amorito publicará em seu perfil do Instagram (@amoritosorvetes) receitas que falam diretamente sobre o negócio e mostram a sua diversidade, incluindo o sorvete frito e a torta de sorvete.

Laete Amorim começou a trabalhar em pequenas fábricas de sorvete aos 16 anos. A partir da experiência, idealizou o próprio negócio e montou a primeira loja em Campina Grande, no fim dos anos 80. Depois de voltar para João Pessoa, abriu barracas de calçada para vender sorvetes. A “fábrica” ficava nos fundos da casa da família, onde Sr. Laete guardava os materiais, fazia o sorvete e de onde era feita a distribuição.

“Meu pai não tinha funcionários, era, realmente, só a família que ajudava. Com 10 anos, eu lembro de fazer etiquetas com os sabores para colocar na tampa dos potes. Era o sorvete que colocava comida na mesa. O trabalho já estava no sangue da nossa família, são muitos anos de vivência e dedicação”, explica o empresário.

Pedro assumiu a empresa em 2010, pedindo desligamento das Forças Armadas, onde era fuzileiro. A partir daí, ele pôde tocar o negócio, o qual seu pai se dedicou por três décadas.

Tentei registrar a marca, mas não podia porque já existia outra com o mesmo nome Glacê Sorvetes. Foi quando decidimos prestar uma homenagem ao nosso pai e chamar de Amorito. Nosso sobrenome é Amorim e abreviando ele, a gente encontra amor. E foi aí que eu encontrei a Amorito. Fizemos essa migração e tivemos o apoio do Sebrae/PE, que nos ajudou a cuidar do marketing e refazer toda a identidade visual.

A empresa enfrentou diferentes desafios ao longo da sua jornada, seja ao criar departamentos, realizar contratações, gerir as finanças e lidar com a sazonalidade, já que o inverno é a época mais crítica do setor de sorvetes, quando as vendas chegam a cair 60%. A Amorito trabalhou em parceria com o Sebrae, onde fez diversos treinamentos, incluindo o curso de oratória para a equipe comercial e o curso de boas práticas e técnicas de vendas.

Segundo Pedro, os produtos da Amorito, cuja sede fica em Camaragibe, não são o seu único diferencial: “Temos uma logística eficiente, com o comercial focado no atendimento ao cliente. Além disso, sempre utilizamos matéria-prima de qualidade”. Quanto aos próximos passos, a empresa visa aumentar a participação no mercado e definir novos processos. “Hoje, a nossa indústria não oferece apenas produtos, mas soluções. O cliente quer comprar algo que atenda a sua necessidade e o deixe encantado. Então, o nosso objetivo é fazer o cliente perceber o valor agregado do que vendemos”, conclui o empresário.

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/cultura-empreendedora/sebrae-fomenta-acesso-a-credito-ao-pequeno-empreendedor-durante-caravana-da-sudeco/Sat, 23 Sep 2023 12:38:03 +0000https://www.emedist.com/?p=16991A Caravana Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) chegou à Cuiabá, nessa sexta-feira (22), trazendo oportunidades de acesso para empresas, produtores rurais, agricultores familiares e microempreendedores individuais às linhas de crédito da autarquia federal.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) é um dos parceiros do projeto itinerante e ofereceu atendimentos gratuitos com orientações aos pequenos e médios empresários, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Na ação foi possível ter acesso facilitado a carta consulta para conseguir financiamento via Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), além de informações sobre o preenchimento das Cartas-Consultas do FCO Digital e capacitação para as áreas técnicas que atuam com a autarquia nos convênios.

Os dirigentes do Sebrae/MT, representados pela Superintendente Lélia Brun e o diretor Técnico André Schelini, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) Jonas Alves, participaram da cerimônia de entregas do Governo Federal, e assinaturas de contratos de financiamentos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) Irrigação e FCO Mulheres Empreendedoras.

“Temos uma parceria de longa data com a Sudeco porque ambas as instituições trabalham em prol do desenvolvimento local e sustentável. O Sebrae está presente orientando os empreendedores para que tenham acesso a investimento, diversificação ou ampliação de capital de giro, além de ter orientação para o projeto de desenvolvimento pré-crédito ou pós-crédito, no qual nós do Sebrae também podemos acompanhar a implementação do projeto”, disse a Superintendente Lélia Brun.

O Sebrae/MT realizou atendimentos aos participantes do evento, no estande instalado no salão Negro da AL-MT. Na ocasião foram apresentados os serviços prestados pela instituição, com foco na Feira do Empreendedor, orientações sobre o acesso a créditos e consultorias disponíveis.

O acesso ao crédito é fundamental para que os pequenos empreendedores possam alavancar seus negócios e expandir suas atividades. André Schelini reforça que, com essa iniciativa, o Sebrae/MT busca estimular o empreendedorismo e contribuir para a geração de emprego e renda na região.

“A cada dez empregos gerados, sete estão nos pequenos negócios. Então, apoiar o pequeno negócio, para que cresça de forma sustentável, faz muita diferença para a economia dos pequenos municípios, dos médios e dos grandes municípios. A ativação desse pequeno negócio integrando-o às cadeias produtivas de médias e grandes empresas é muito importante não só no mercado local, mas também pensando na cadeia internacional. Estamos aqui para dinamizar esse segmento empresarial que é muito importante para o Brasil”, destaca o diretor Técnico do Sebrae/MT.

A Caravana Sudeco em Cuiabá contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e o presidente da ALMT, Eduardo Botelho.

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/inovacao-e-tecnologia/parceria-de-negocios-entre-brasil-e-guiana-pode-alavancar-agronegocio-na-amazonia/Sat, 23 Sep 2023 12:28:41 +0000https://www.emedist.com/?p=16983Na última semana, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) recebeu um grupo de empresários da empresa canadense CGX Energy, atuantes na Guiana Inglesa, país fronteiriço do Brasil. Os estrangeiros estiveram na capital amazonense para visitar diversos espaços de incentivo ao agronegócio e serviços fluviais. Eles buscam por intermédio do Sebrae, parcerias que promovam benefícios simbióticos e mútuos em termos de lucro, bem como impulsionar a conservação, sustentabilidade e aprendizagem intercultural.

Focada na exploração de petróleo na Bacia Guiana-Suriname e no desenvolvimento de um porto em águas profundas em Berbice, a CGX Energy pretende expandir os produtos nacionais e internacionais com menor tempo em logística e melhor qualidade no recebimento dos itens. Para criar conexões com empresários locais, a comissão guiana visitou as dependências da Rede Petro Energia Amazonas, Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Federação de Agricultura do Amazonas (FAEA), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae- AM).

A Diretora Administrativa e Financeira, Adrianne Antony Gonçalves, considerou a visita dos empresários uma “abertura de novos caminhos para os clientes que o Sebrae abraça” e que “nesses encontros surgem boas ideias de compartilhamento”, complementou.

De acordo com a gestora de projetos voltados para o segmento de Petróleo, Gás e Energia no Sebrae, Noira Auzier, o encontro é importante para o mercado local. “É possível vislumbrar oportunidade de novos negócios para as pequenas empresas amazonenses e o mercado da própria Guiana, essa conexão poderá trazer bons frutos às pequenas empresas que atuam na cadeia de Petróleo e Gás, fornecedoras de bens e serviços”.

Para o Copresidente Executivo da CGX Energy, Suresh Narine, o Sebrae é fundamental para os encontros que ocorrem no Amazonas e em Roraima. “Eles organizam reuniões em curto prazo com produtores, elevadores de grãos, empresas de transporte, empresas de serviços, empresas de engenharia, empresas de construção naval etc. Queremos ampliar também esta colaboração com universidades e centros técnicos para benefício mútuo.”

Segundo Narine, o novo porto em construção em Berbice quer fornecer uma porta de entrada para os produtos de Amazonas e Roraima para o mundo. “Nosso porto está sendo construído a 4,8 km do Oceano Atlântico, os produtos do Amazonas que passarem por essa porta de entrada para o mundo terão que percorrer menos da metade da distância que atualmente percorrem para chegar aos mercados da Europa e da América do Norte”, explicou.

O porto também permitirá que insumos no Amazonas e Roraima, como calcário, fertilizantes, têxteis, lubrificantes, combustíveis e outros bens de consumo importantes, cheguem aos consumidores com custos significativamente reduzidos, além da diminuição coletiva de carbono, combustível, tempo e proteção de produtos perecíveis de boa qualidade até aos seus mercados finais.

Outros objetivos da visita estão relacionados a troca de interesses acadêmicos. Como professor da Trent University no Canadá, Suresh Narine, afirmou que a universidade da América do Norte também demonstra interesse na biodiversidade local, no aproveitamento de frutas da Amazônia e no entendimento da funcionalidade científica fundamental dos ingredientes dessas frutas para a saúde, cosmética e nutrição.

“O Brasil é líder mundial na colheita sustentável da floresta, e nossa universidade, é líder mundial em materiais funcionais feitos de fontes naturais, por isso, queremos ampliar esta colaboração com universidades e centros técnicos no Amazonas e em Roraima, para melhorar de forma mútua as práticas agrícolas”, enfatizou ele.

Porto de Berbice

O Porto de Águas Profundas está sendo construído às margens do rio Berbice, na Guiana Inglesa. Possui acesso conveniente a partir dos estados de Roraima e Amazonas e permitirá que navios de 50 mil toneladas possam movimentar cargas brasileiras. Todavia, ainda não é um porto estritamente de águas profundas – não será aprofundado para receber navios Panamax até e a menos que a carga brasileira chegue ao porto com volumes suficientemente grandes. Porém, segundo a CGX Energy, em caso de atuação com congêneres brasileiros, o porto terá capacidade para receber navios Handysize – ou seja, navios de até 50 mil toneladas.

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/inovacao-e-tecnologia/com-indicacao-geografica-cafe-do-caparao-alia-tradicao-e-inovacao-para-fortalecer-o-negocio/Sat, 23 Sep 2023 12:00:21 +0000https://www.emedist.com/?p=16961Para que um produto seja reconhecido por sua qualidade baseada na origem e conquiste uma Indicação Geográfica (IG), é necessária uma mudança de mentalidade coletiva dos produtores de uma região, que geralmente vem acompanhada de muita organização e trabalho. Mas outro ingrediente poderoso deverá ser acrescido a essa receita de sucesso: a inovação.

“Toda vez que associamos a IG com ações de inteligência e inovação, ficamos muito felizes. Não é apenas uma questão de organização territorial, mas uma forma do produtor participar ativamente da proteção da sua identidade”, comenta a diretora presidente da Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC), Cecilia Nakao. A gestora da Indicação Geográfica de Caparaó confia na tecnologia para melhorar o processo de registro das safras de café, que hoje é “rústico” e ainda se baseia em planilhas Excel. “Com o advento do plataforma digital das IG, teremos a oportunidade de inserir esses produtores em um projeto muito valioso, de inserir seus dados, ter a garantia de origem de seus lotes”, acrescenta.

Na visão de Cecília, a adoção dessa ferramenta será mais um passo na consolidação do café do Caparaó – especialmente o Parque Nacional do Caparaó –, localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A cafeicultura se confunde com a história dos agricultores locais, que mantiveram a atividade familiar ao longo do tempo. Por já ser uma tradição nas montanhas da região, as mudanças não vieram de uma vez, pois muitos cafeicultores demoraram a enxergar o enorme potencial para ir além e colocar o grão no mapa das IG nacionais.

A mentalidade vem mudando. Os produtores que vêm trabalhando com café de qualidade, junto com a nossa associação, têm um protagonismo tão grande e uma possibilidade maior de sucessão familiar. Os jovens estão gostando de trabalhar com os pais na lavoura, eles vão vendo essa experiência exitosa da família e estão ajudando os pais a entrarem nesse mundo digital.
Cecilia Nakao, presidente da Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC).

Parte da atuação da APEC se voltou para tornar a IG do café do Caparaó uma realidade e, junto com o Sebrae, iniciamos um longo processo de diagnóstico, planejamento estratégico, branding, rodadas de negócios, missões empresariais e prospecção de mercado. E o trabalho não para. Pela segunda edição consecutiva, o grão extraído da cafeicultura do Caparaó será exposto, junto com as outras 12 IG de café do Brasil, no Congresso Internacional de Inovação da Indústria, nos próximos dias 27 e 28, em São Paulo. Apesar de não estar prevista nenhuma rodada comercial, Cecília Nakao entende o evento como uma vitrine e mantém aberta a perspectiva de novos compradores, networking e, claro, oportunidades de aprendizado.

Para a analista de Inovação do Sebrae Hulda Giesbrecht, o evento na capital paulista é uma oportunidade de divulgação e de negócios para os cafeicultores, principalmente os que trabalham com IG, que já estão incorporando em seu DNA o gene da inovação.

São empreendedores que já estão aplicando, na prática, práticas com o propósito de qualificar a produção, ao mesmo tempo em que protegem a região onde se planta o café. Esse reconhecimento da IG agrega valor ao que é comercializado e possibilita o acesso a novos mercados e espaços, como o Congresso de Inovação, por exemplo.
Hulda Giesbrecht, analista de Inovação do Sebrae.

Veja abaixo a lista completa dos cafés que serão expostos e servidos no evento:

  1. Alta Mogiana
  2. Campo das Vertentes
  3. Caparaó
  4. Espírito Santo
  5. Mantiqueira de Minas
  6. Matas de Minas
  7. Matas de Rondônia
  8. Montanhas do Espírito Santo
  9. Norte Pioneiro do Paraná
  10. Região de Garça
  11. Região do Cerrado Mineiro
  12. Região de Pinhal
  13. Sudoeste de Minas

Sobre as Indicações Geográficas (IG)

As Indicações Geográficas são um registro que identifica regiões associadas a produtos que possuem características específicas por conta de sua origem. Devido a essa relação com o território e sua herança histórico-cultural, só é possível produzir tais produtos naquela área em questão. A função da IG é proteger a região produtora e tornar o produto mais valorizado no mercado. No caso do café de Caparaó, a denominação de origem indica, portanto, a procedência do produto. Para compradores e consumidores, ela é a garantia que os grãos foram realmente cultivados e beneficiados na região do Caparaó, respeitando os saberes e fazeres dos produtores, para assim atingir alta qualidade. Mais do que isso, ela é uma certificação de que o café local apresenta características de um terroir único, que combina fatores humanos e naturais, para proporcionar ricas experiências sensoriais.

Congresso de Inovação

O Congresso Internacional de Inovação da Indústria é o mais importante evento do setor na América Latina. O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. O evento é promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Saiba mais aqui.

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/cultura-empreendedora/negocios-em-cena-reune-mais-de-400-empreendedores-da-regiao-do-vale-do-acu/Fri, 22 Sep 2023 19:00:03 +0000https://www.emedist.com/?p=16916Histórias inspiradoras têm ajudado pessoas a encontrar o verdadeiro combustível para motivar grandes transformações pessoais. Mas na Região do Vale do Açu, 430 empreendedores que participam da 4ª edição do Negócios em Cena – Construindo Conexões descobrem que elas podem ir além e serem fortes aliadas no desenvolvimento dos negócios. Durante dois dias, o evento realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em Assú, revela, por meio da apresentação de casos de sucesso, lições de superação e características empreendedoras indispensáveis a quem aposta no empreendedorismo.

Na abertura do evento, na noite desse quarta-feira (20), no Educandário Nossa Senhora das Vitórias, o poeta e escritor cearense Bráulio Bessa frisou que arte e empreendedorismo caminham lado a lado. Em sua palestra, ele lembrou características comuns à arte de fazer poesia e de empreender e demonstrou que, nos versos e rimas que tecem poemas da literatura de cordel, também podem estar a inspiração para o empreendedorismo.

Palestra de Bráulio Bessa. Crédito: divulgação.

-

É impossível fazer arte sem ser empreendedor. Enquanto artista, naturalmente eu tenho esse instinto de ser empreendedor. Fazer arte no Brasil é um ato de resistência, uma luta constante. Então, você tem que ser criativo, inventivo, corajoso, atrevido, características que um empreendedor nutre dentro dos seus sonhos e objetivos. Bráulio Bessa, escritor e poeta cearense.

Em uma palestra repleta de elementos da poesia de cordel, humor e sabedoria popular conectados ao empreendedorismo, Bráulio Bessa lembrou da sua trajetória, de menino pobre da pequena cidade de Alto Santo, no Ceará, a poeta e escritor com livro entre os dez mais vendidos no Brasil.

!important;">-

Não podemos esquecer nunca do sonho e do propósito que temos. Aos 14 anos, ao ler um livro de Patativa do Assaré, eu disse que seria poeta e escreveria um livro para colocar na biblioteca de minha escola, e, contrariando todas as expectativas, fui além. Estou escrevendo o quarto livro e sigo firme na ideia de ajudar as pessoas através da arte.

Negócios e magia

Especialista na comunicação de alto impacto, o mágico e palestrante motivacional Jardel Beck levou o público presente no “Negócios em Cena” a refletir, de uma forma diferente, sobre o ato de empreender. As características empreendedoras eram apresentadas entre um número e outro de mágica. “A gente fala muito em motivar, em estimular o empreendedor, mas é preciso entender que apenas motivação não basta. A gente precisa ter as técnicas adequadas e desenvolver boas estratégias caso queira alcançar nossas metas”, orienta.

-

-

Beck também alertou para a importância do planejamento, seja na hora de montar um novo negócio ou para empreendimentos já em funcionamento. “Planejar vai muito além de ideias e estratégias escritas em um papel. Estamos falando de um estímulo à atitude de transformar em realidade aquilo que você sonha, que deseja implementar no seu negócio”, ressalta.

Entretenimento que ensina

A proposta lúdica, que mistura conhecimento e entretenimento se tornou o grande diferencial do “Negócios em Cena” e levou à consolidação do evento no calendário de atividades voltadas ao empreendedorismo em Assú e Região. “Estamos muito felizes com a realização de mais esta edição do Negócios em Cena, especialmente porque vemos que o evento está consolidado e é hoje uma referência para empreendedores de Assú e municípios circunvizinhos que buscam aprimorar conhecimentos, fazer networking e promover melhorias nos seus empreendimentos”, ressalta Fernando de Sá Leitão, gerente da Agência Sebrae de Assú.

Segundo Wladimir de Menezes, supervisor de Trade e Marketing da empresa Três Corações, ao promover uma maior aproximação entre palestrantes e empreendedores, o formato do evento cria um ambiente favorável à interação e gera conexões entre os participantes. “Essa ideia faz toda a diferença. A dinâmica com que a mensagem é repassada e a forma como as pessoas se conectam tornam o evento um sucesso a cada nova edição, e faz com que ele ganhe uma dimensão muito grande para Assú e toda a região”, elogia.

-

-

De acordo com a organização do evento, 430 pessoas participam do evento. Maior público já registrado entre quatro edições. Na quinta-feira (21), a programação do Negócios em Cena contou com palestras de Dani Amaral e Marcela Cabral. Além do palco onde aconteceram as apresentações, o evento contou estandes expositivos de marcas e patrocinadores, áreas interativas e praça de alimentação.

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/cultura-empreendedora/governo-do-ceara-e-sebrae-vao-atuar-no-programa-comunidade-empreendedora/Fri, 22 Sep 2023 17:39:52 +0000https://www.emedist.com/?p=16931Reunidos nesta sexta-feira (22), em Brasília (DF), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, definiram que o programa Comunidade Empreendedora será o primeiro desdobramento do projeto Sebrae Pelo Brasil. A previsão é que a parceria vai favorecer mais de 205 mil empresas distribuídas nos 184 municípios do estado. “Com esse projeto, vamos incentivar o desenvolvimento de pequenos negócios locais para o crescimento sustentável dessas regiões”, explicou o governador.

O Projeto Pelo Brasil esteve no Ceará em junho deste ano, quando foi assinado um Protocolo de Intenções que teve por objetivo realizar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios do estado.

“Para nós é sempre um motivo de orgulho que o estado do Ceará possa intensificar, melhorar e aperfeiçoar a parceria com o Sebrae, pois isso irá refletir diretamente na vida dos empreendedores. Com esse programa, mais empresários de pequenos negócios terão oportunidades, poderão gerar mais emprego e renda”.  – Presidente do Sebrae, Décio Lima

Foto: Charles Damasceno

O Comunidade Empreendera irá incentivar pequenos negócios que tenham como público prioritário pessoas com deficiências, povos originários, afrodescendentes, jovens, entre outros. As ações serão distribuídas em linhas de atuação, que incluem: Centro de Inteligência, implantação de políticas públicas, a Rede de Cooperação Produtiva, Inovação, Comunidades Empreendedoras, Ceará Credi, Formação Empreendedora, Negócios Digitais, Qualidade Empresarial. “A visita do presidente do Sebrae foi essencial para a formalização de uma atuação conjunta, pois o Comunidade Empreendedora abrirá novas frentes no estado”, afirmou Elmano de Freitas.

O Programa Sebrae Pelo Brasil já visitou dez estados com o objetivo de evidenciar as potencialidades das regiões. “Hoje, estamos dando continuidade a uma agenda de inclusão, pois o estado do Ceará já mostrou que tem um povo resiliente e empreendedor. Agora, precisamos olhar para frente e abrir novas portas e, com isso, permitir a diminuição das desigualdades”, destacou Décio Lima.

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/dados/empretec-completa-30-anos-de-capacitacao-de-empreendedores-de-todo-o-pais/Fri, 22 Sep 2023 17:37:43 +0000https://www.emedist.com/?p=16925Vanessa Correia, produtora rural de banana orgânica e biodinâmica, em Santa Catarina, tinha um empreendimento familiar que começou com a produção e venda de banana in natura, sem marca própria nem diferencial no mercado. Depois de participar do Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas e que no Brasil é aplicada pelo Sebrae, a empreendedora resolveu inovar. Foi assim que ela transformou o negócio, ampliando o leque de produtos e criando a “Vale das Bananas”, que hoje oferece a fruta em diferentes apresentações: chips, passa e coberta com chocolates branco e ao leite.

A história de Vanessa é representativa dos 30 anos do Empretec no Brasil. Ao longo desse período, o Sebrae já capacitou mais de 300 mil pessoas, o que corresponde a 60% de todos os empreendedores capacitados com essa metodologia no mundo. Na noite de quinta-feira (21), um evento em São Paulo marcou a comemoração pelo aniversário do programa. A festa foi marcada por homenagens a gestores, facilitadores do programa e empretecos (como são chamadas as pessoas que participam do programa).

“Quem participa sai pronto para empreender”, declarou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, em mensagem gravada na qual cumprimentou todos os envolvidos, ressaltando a atuação estratégica dos empresários capacitados para o crescimento da economia do país. “O Empretec é unanimidade e motivo de orgulho, é o principal programa de formação de empreendedores com reconhecimento internacional”, acrescentou.

Nossos dois verbos são servir e apoiar. O Empretec é a forma como servimos e apoiamos os empreendedores em suas trajetórias transformadoras e de sucesso e, também, de dificuldades.
Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.

-

Transformação, sucesso, persistência e autoconfiança. Essa foi a síntese que os empresários fizeram do programa, ao serem questionados pelo apresentador Zeca Camargo a respeito dos principais comportamentos dos empreendedores que passam pelo Empretec.

“O programa me fez refletir muito. Saí renovado da capacitação”, lembrou o empresário mineiro Thiago Kempen, que, à distância, comanda empresas em Curitiba e Porto Alegre voltadas para o ramo da odontologia.

Em sintonia com as mudanças introduzidas pelas novas tecnologias no ambiente de negócios, foi anunciado o lançamento de uma nova modalidade do programa. O Empretec Arena, formato surgido para quem quer refazer o Empretec. Antes, os empreendedores só podiam fazer uma única vez. Agora, podem participar novamente por meio do Arena.

Interessados em participar devem procurar mais informações nos escritórios do Sebrae em seus estados, no telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.sebrae.com.br/empretec.

-

/>

]]>
5Gbet – 5Gbethttps://www.emedist.com/cultura-empreendedora/lideres-em-movimento-tera-conteudos-sobre-cooperacao-e-desenvolvimento-de-novas-estrategias/Fri, 22 Sep 2023 14:01:00 +0000https://www.emedist.com/?p=16907O Paraná será palco do maior evento de lideranças do Brasil. Nos dias 2 e 3 de outubro, acontece o Líderes em Movimento, em Foz do Iguaçu, organizado pelo Polo de Liderança Sebrae, e que terá programação com experiências imersivas, palestras com conteúdos estratégicos, foco na liderança cooperativa e profissionais de destaque nacional.

No formato híbrido, as inscrições para o evento são gratuitas e abertas ao público, que pode participar de forma on-line, pelo YouTube. Para o evento presencial, são mil vagas para quem já participa de ações com foco em liderança realizadas pelo Sebrae, com foco na oportunidade de troca de experiência entre lideranças de todo o Brasil.

-

O líder precisa sentir as necessidades de sua comunidade, buscar impacto positivo no seu ambiente de trabalho, à frente de suas equipes. E isso vale também para os pequenos negócios. Se pensarmos que as micro e pequenas empresas são 99% dos empreendimentos brasileiros, quando incentivamos a liderança consciente, geramos um efeito em cadeia, com benefícios para toda a sociedade, com justiça social. Temos a grande responsabilidade de lutar por políticas públicas à altura desse desafio. O empreendedorismo representa uma alternativa legítima para integrar milhões de pessoas em situação de pobreza. O caminho é esse: promover a geração de emprego, renda e igualdade de oportunidades.
Décio Lima, presidente do Sebrae.

Entre as atividades, a programação terá o painel “Você aceita os termos e condições?”, com a presença de especialistas para tratar as implicações das revoluções tecnológicas no comportamento das pessoas, no universo dos negócios e o impacto no coletivo.

Thássius Veloso, jornalista especializado em tecnologia. Foto: divulgação.

Um dos participantes previstos para o painel é o jornalista especializado em tecnologia Thássius Veloso, abordando formas de reduzir danos e aumentar os benefícios públicos, por meio da inovação e da tecnologia.

“Esse é um tema muito procurado e com necessidades de aprofundar o debate. Vamos ter um olhar voltado para o direito, para a sociedade, com um toque humano para essa realidade que todos estamos inseridos, pois vamos concordando e muitas vezes sem saber o seu destino”, explica.

Ainda estarão presentes para debater o assunto a advogada Silvia Piva, o escritor Luciano Santos e o empreendedor Fausto Vanin.

Outro painel de destaque do evento será com a escritora e colunista Tati Bernardi. Ela trará a palestra com o tema “Fale sobre você”, que traz ferramentas e recursos de comunicação que permitem uma nova abordagem, além de mostrar como as lideranças brasileiras podem alcançar resultados com a comunicação. “Estou muito animada para falar sobre o poder das histórias que narramos, escrevemos, como construir conexões autênticas”, comenta.

Tati Bernardi, escritora e colunista. Foto: divulgação.

A programação completa com informações sobre os painéis, palestrantes e outras atividades que serão realizadas durante os dois dias evento estão disponíveis no site: rel="noopener">https://www..

]]>
5Gbet Mapa do site