5Gbet
Compartilhe

Com participação do Sebrae, programa de apoio a medidas de eficiência energética deve chegar a 10 mil MPE

Iniciativa do Ministério de Minas e Energia, atualmente restrita ao estado de São Paulo, será levada para demais regiões do país
PorRedação
5Gbet
Compartilhe

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou, nesta terça-feira (21), a expansão do programa de PotencialiZEE, que apoia micro, pequenas e médias indústrias na implementação de medidas de eficiência energética. A ação consiste na inclusão de novos estados a partir de 2024. O Sebrae e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já estabeleceu um Fundo Garantidor específico para projetos de eficiência energética (FGEnergia), também participarão do processo de expansão que pretende beneficiar 10 mil pequenos negócios.

“O Sebrae fomenta a transição energética dos pequenos negócios a partir de melhores decisões sobre a gestão do custo da energia, eficiência do consumo da energia, geração ou acesso à energia e redução de emissões de gases de efeito estufa da energia. Esta iniciativa só vem contribuir para o processo que estamos trabalhando junto aos empreendedores”, destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Com isso, nosso objetivo é aumentar a competitividade e a produtividade dessas empresas, além de garantir benefícios ambientais e sociais para todos”, completou.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a indústria consome 32,3% da energia final do país e 37,3% do consumo de energia elétrica. De tal forma, a indústria é considerada um setor com elevado potencial de eficiência energética, especialmente no que se refere à substituição da queima de combustíveis e à substituição de equipamentos antigos por novos maquinários de alto desempenho energético.

“O Ministério de Minas e Energia teve a iniciativa de elaborar a proposta inicial do PotencializEE e tem sido um protagonista ativo na governança do Programa, apoiando efetivamente, junto com outros entes parceiros, o plano de ampliação do programa para o âmbito nacional, contemplando micro, pequenas e médias empresas nos mais diversos setores industriais”, destacou o secretário executivo adjunto do MME, Fernando Colli. “Com estas ações conjuntas e o apoio do governo federal, o programa contribuirá significativamente com a reindustrialização verde e com as metas de descarbonização do país”, concluiu.

Sobre o Programa PotencializEE

O PotencializEE é um programa de cooperação Brasil-Alemanha que promove eficiência energética em pequenas e médias empresas industriais atualmente no estado de São Paulo e tem como parceiro os ministérios de Minas e Energia (MME), e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outras entidades.

O programa PotencializEE apresentou, nesta terça-feira (21), propostas para impulsionar a descarbonização e o crescimento industrial por meio da eficiência energética. A medida tem o intuito de gerar uma economia de pelo menos R$ 10 bilhões e a redução de cerca de 4,5 milhões de toneladas de CO₂ equivalentes até 2050.

Capacitação

Para o pequeno negócio que tem energia como um custo fixo ou variável, o Sebrae disponibiliza a Jornada Custo, Consumo e Geração, que auxilia o empresário na tomada de decisão sobre a gestão energética do negócio. Quer saber sobre o Perfil Energético do seu negócio? Entre na Jornada Custo, Consumo e Geração de energia https://diagnostico.sebrae.com.br/avaliacao/visualizar/800

  • eficiência energética
  • Energia
  • energia renovável