5Gbet
Compartilhe

Guia Tendências para a Inovação 2024 apresenta conceitos em benefício dos pequenos negócios

Conteúdo lançado pelo Sebrae Minas propõe ações para otimizar os processos e ajudar as micro e pequenas empresas a entenderem cenário de mudanças
PorRoger Dias
5Gbet
Compartilhe

A inovação e a tecnologia são temas que ganharam força nos últimos anos e se tornaram fundamentais para a sobrevivência dos pequenos negócios. Em um mundo de constantes mudanças, propor ações que possam otimizar os processos, reduzir custos e aumentar a produtividade de uma empresa pode ser o ponto chave para a conquista de novos mercados. Baseado nisso, o Sebrae Minas lançou o Guia Tendências para a Inovação 2024, em um conteúdo on-line e gratuito, com diversas correntes para o futuro e insights práticos sobre como as micro e pequenas empresas devem se adaptar para impulsionar os negócios.

Acesse o material completo aqui:

O e-book apresenta tópicos que impactam setores e segmentos como varejo, saúde, finanças, educação, automação, entre outros. O objetivo é ajudar os empreendedores a entenderem o cenário de mudanças, explorar as necessidades de adaptações e investimentos e ampliar o desempenho na resolução de problemas.

“A inovação pode estar em uma mudança simples de atitude da empresa, na criação de novos processos, no aperfeiçoamento de produtos e serviços ou na relação com seus clientes. Os negócios que inovam são mais competitivos e ajudam a criar novas conexões com fornecedores, parceiros e consumidores. Desta forma, acreditamos que essa ferramenta será uma fonte de inspiração para que as micro e pequenas empresas superem seus desafios e cheguem a novos patamares com seus variados públicos”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Pesquisa

Dados de uma pesquisa divulgada pelo Sebrae Minas, em novembro de 2022, já mostravam que quase seis a cada dez pequenos negócios já haviam passado por algum processo de inovação, seja na melhoria na qualidade de produtos e serviços, atendimento ou captação e federalização de clientes e ações para reduzir custos e desperdícios.

Entre as dificuldades apontadas pelas micro e pequenas e empresas para iniciar o processo de inovação, estão a falta de recursos financeiros, ausência de tempo para idealizar/aplicar uma inovação, falta de conhecimentos para inovar (21%) e insegurança de a ideia não surtir efeito.

-

Confira as tendências que vão marcar as oportunidades de negócios em 2024:

1) Inteligência artificial e machine learning

As ferramentas vão atuar como agentes de transformação que transcendem as fronteiras do possível. As tecnologias não apenas automatizam tarefas rotineiras, como evoluíram para capacidades autônomas de aprendizado, proporcionando mudanças na operação das empresas.

2) Tecnologia aplicada à saúde

A convergência de inovações tecnológicas está impulsionando avanços desde diagnósticos mais precisos até tratamentos personalizados, proporcionando cuidados mais eficazes e acessíveis para seus usuários.

3) Finanças e blockchain

A união de ambas as correntes vem revolucionando a arquitetura financeira global. A tendência está destinada a desencadear mudanças sísmicas, empoderando a descentralização e a segurança nas transações financeiras em todo o mundo.

4) Educação 4.0

Essa tendência visa à integração da inteligência artificial, realidade virtual, gamificação e aprendizado personalizado às necessidades de cada aluno, proporcionando nova experiência educacional nas instituições de ensino.

5) Sustentabilidade e tecnologia verde

A convergência entre inovação tecnológica e responsabilidade ambiental está delineando um caminho para um futuro empresarial mais verde. As estratégias empresariais abrangem práticas de produção mais limpas e soluções inovadoras para desafios ambientais.

6) ESG

A construção dos princípios é um alicerce para as empresas comprometidas com a responsabilidade ambiental e social. As categorias ambiental (environmental), social (social) e governança (governance) são usadas como critérios de avaliação para mensurar o desempenho sustentável e ético dos pequenos negócios.

7) Cidades inteligentes e mobilidade conectada

As duas tendências definem a paisagem urbana, de forma que a revolução tecnológica otimiza a eficiência dos serviços públicos e melhora a qualidade de vida dos cidadãos. Com isso, geram cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.

8) Economia digital descentralizada

Esse conceito emerge como força transformadora, redefinindo a forma como os negócios são conduzidos e os valores devem ser transferidos. Desta forma, promove transparência, eficiência e inclusão em transações econômicas.

  • Inovação
  • tendências