5GbetAtualização
Compartilhe

Sebrae e o Startup OutReach levam empresas brasileiras para um dos mais importantes ecossistemas de inovação da Europa

15 startups brasileiras que buscam o mercado internacional participam, até sexta-feira, do South Summit 2023, em Madri
PorDa Redação
5GbetAtualização
Compartilhe

OSebrae e o Startup OutReach Brasil estão realizando uma imersão com startups brasileiras no ecossistema de inovação de Madri e Barcelona, na Espanha. Até esta sexta-feira (9), 15 empresas previamente selecionadas terão a oportunidade de se apresentar em um Demoday (espaço para empresas de inovação apresentam seus pitches ou projetos), que vai acontecer no South Summit, um dos mais importantes eventos de inovação do continente Europeu.

O Startup OutReach Brasil é um programa de apoio à internacionalização de startups brasileiras. Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Sebrae, a iniciativa já passou por mercados como Nova York, Bogotá, Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston, Xangai e Chicago. Foram 14 ciclos de internacionalização, que atenderam mais de 300 startups brasileiras que buscam o mercado internacional.

A Espanha tem o 16º ecossistema de inovação mais desenvolvido no mundo, de acordo com o Global Startup Ecosystem Index da StartupBlink 2022, e Madri e Barcelona estão entre os 10 maiores hubs de inovação da Europa. Além disso, sua localização e rede de infraestrutura a configuram como um ponto estratégico de conexão com a Europa, Oriente Médio e América Latina.

As 15 startups selecionadas para a missão na Espanha estão tendo a oportunidade de visitar ambientes de inovação, fazer conexões com alguns dos principais atores do ecossistema e apresentar presencialmente seus negócios para investidores, possíveis clientes e parceiros.

Participam também do South Summit os jovens estudantes brasileiros que venceram o Desafio Liga Jovem, considerado a maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio. A ação é promovida pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro.

As empresas que participam da Missão na Espanha são:

Syntalgae – É uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e bioprocessos. A startup usa de microalgas em produtos inovadores que melhoram a saúde da população e preservam o meio ambiente, possibilitando substituir o uso de petróleo por matérias-primas naturais e renováveis.

iFriend – É uma plataforma de marketplace, na qual moradores locais das mais variadas profissões cadastram seus perfis gratuitamente, oferecendo experiências turísticas em 132 países e em mais de 2.600 destinos ao redor do mundo.

Algabloom – Ela visa trazer eficiência e sustentabilidade para a pecuária, especialmente a aquicultura. A startup desenvolve concentrados de microalgas que podem ser utilizados como ração viva para os estágios iniciais de animais de aquicultura e como aditivo alimentar.

Liberfly – Utilizando o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, a startup é uma gestora de ativos judiciais focada na aquisição e antecipação de créditos judiciais consumeristas. Atuam com tecnologia avançada e jurimetria própria para a aquisição e precificação do seu potencial ativo judicial.

Quiron – Ela usa satélites para ajudar os gestores florestais na proteção e crescimento das florestas do mundo todo. A startup monitora áreas verdes considerando suas características locais e aprimorando os recursos por meio da transformação de decisões empíricas em decisões baseadas em dados.

Fira – Atua na prevenção à lavagem de dinheiro, fraude, manipulação de mercado (fiscalização comercial) e verificação de antecedentes. A startup utiliza um software completo para departamentos de compliance.

Indulge Me – É um marketplace de experiências gamificadas, focado em dinâmicas culturais de design, artes visuais, arquitetura modernista, música e eventos criativos, que podem envolver temas customizados. Atuam com economia criativa e nas principais exposições internacionais.

3 Wings – É uma healthtech focada em ajudar hospitais a reduzir custos e aumentar a eficiência, melhorando a experiência dos pacientes e a produtividade da enfermagem. Atua com uma plataforma que permite um controle profundo e entendimento completo das operações do hospital.

Minha Visita – Ela gerencia as atividades externas de equipes de campo de forma simples, utilizando de check-in por geolocalização. O sistema aumenta a produtividade das equipes por meio de um aplicativo simples no qual o vendedor capta as informações do cliente e o gestor acompanha elas em tempo real.

Trakto – Fundada em 2013, a Trakto começou como um aplicativo para profissionais orçarem serviços. Percebendo que mais difícil do que desenvolver um orçamento, era vender de forma profissional, em 2015, os fundadores tornaram a Trakto um editor para criação de materiais de marketing.

Smart Rights – Ela usa ferramentas personalizadas para resolver problemas envolvendo inteligência de mercado, aquisição de direitos, de comunicação ou de pagamento, empregando conhecimento e tecnologia de ponta para automatizar e acelerar a geração de relatórios precisos e transparentes.

VivaxBR – Ela trabalha com o A.R.M., um robô desenvolvido para tratamentos de reabilitação na área da Fisioterapia e representa uma alternativa mais eficiente para pacientes que, após um AVC, perderam total ou parcialmente os movimentos e a função neurológica dos membros superiores.

Personal2Travel – A startup auxilia a indústria do turismo por meio de soluções de humanização e ferramenta de informação dos destinos, potencializando a economia local. Utilizam de IA para construir uma jornada de viagem personalizada, sugerindo os melhores produtos/informações turísticas de acordo com o perfil do cliente.

Cyberphysics – Ela oferece solução tecnológica, usando de IoT, VR e AR, para um sistema de treinamento e reabilitação 4.0. Proporciona um novo modelo de negócios aos profissionais de saúde e evita deslocamentos dos pacientes aos centros de reabilitação, aumentando o engajamento em tratamentos fisioterapêuticos.

E.Aí – Com soluções baseadas em Sensores Físicos e IA para automação, a startup tem projetos em IA, Agricultura, Petróleo e Saúde e desenvolveu o Robô de Desinfecção Inteligente, dispositivo de desinfecção automatizada de microorganismos utilizando IA e Radiação Ultravioleta.

  • Desafio Liga Jovem
  • Inovação
  • South Summit
  • Startup