5GbetAtualização
Compartilhe

Startups brasileiras marcam presença no Festival SXSW Sydney 2023

O evento, que acontece pela primeira vez fora dos EUA, em Sydney, oferece conexão e oportunidades de internacionalização para negócios do Brasil
PorRedação
5GbetAtualização
Compartilhe

Já estão em solo australiano as duas startups preparadas pela Missão SXSW para participarem do Festival SXSW Sydney 2023, que teve seu início no dia 15 e vai até o dia 22 de outubro. O evento, que acontece desde 1987 em Austin, Texas, pela primeira vez ganha uma edição fora dos Estados Unidos. Durante os próximos três dias, os negócios inovadores brasileiros podem se conectar com possíveis clientes, investidores e parceiros, e estruturar melhor as suas estratégias de internacionalização em Sydney, na Austrália.

A iniciativa, realizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Sydney, no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação, e pelo Sebrae, com o apoio da plataforma Sebrae Startups, leva para a Austrália as startups Nun Tecnologia Sustentável, que desenvolve e produz soluções sustentáveis para a área cosmética a partir de insumos naturais e tecnologia avançada, e Hauseful, plataforma que oferece soluções tecnológicas simplificadas para os mercados imobiliário, construção, bancos e seguros.

Em preparação à missão, as startups participaram de vários encontros virtuais com atores relevantes do ecossistema de inovação australiano, incluindo Carol Friel, da Investment NSW, Naava Lederman, da Invest Victoria, e Guil Cunha, do Sydney Startup Hub. Cada uma dasstartups recebeu um quiosque, com direito a dois ingressos, na Startup Village, espaço de exposição e conferências sobre inovação para startups do SXSW Sydney, para participarem entre os dias 18 e 21 de outubro do Festival e exporem os seus negócios. A programação prevê ainda visitas técnicas e interação com importantes empreendedores locais, além de uma reunião com o Cônsul-Geral do Brasil em Sydney.

Hauseful e Nun Tecnologia Sustentável expõem seus negócios durante o Festival SXSW Sydney 2023. Foto: divulgação.

Segundo Dario Joffily, analista de Inovação do Sebrae, a atuação da entidade como articuladora de oportunidades para o empreendedorismo brasileiro conecta empreendedores inovadores do país aos maiores e melhores eventos do mundo, a exemplo da Missão SXSW Sydney. “Trabalhamos em constante diálogo com parceiros estratégicos como o Ministério de Relações Exteriores, em especial no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação, para que possamos articular a capilaridade do Sebrae dentro do Brasil e do Ministério no exterior!”, afirma.

Pelo destaque regional do evento, a Missão SXSW Sydney é uma oportunidade para que negócios inovadores tenham contato qualificado com os ecossistemas de inovação da Ásia-Pacífico. “O contato com o mercado e a experiência australiana poderá trazer aprendizados e conexões com experiências muito frutíferas nos subsetores fintech e cleantech, que também são destaques no nosso mercado doméstico”, destaca Joffily.

Para Leonardo Rabelo, cônsul adjunto do Consulado-Geral do Brasil em Sydney e Chefe do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, a presença do Festival SXSW em Sydney reflete o crescimento e a importância do ecossistema local e o empenho do governo, principalmente o de Nova Gales do Sul, de levar um grande evento de renome para a Austrália. O cônsul adjunto destaca que, através da Missão SXSW Sydney, asstartups brasileiras podem saber o que vem sendo feito no outro lado do mundo e se conectar com atores do ecossistema local e do mundo inteiro. “A ideia é conectar e gerar um fluxo de novas ideias, que podem também ser interessantes para as empresas crescerem”, afirma Rabelo.

Sebrae Startups 

O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede destartups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país.

Sobre o Programa de Diplomacia da Inovação

O Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) busca quebrar os estereótipos vinculados à imagem do Brasil no exterior e mostrar um país que produz conhecimento, produtos e serviços em setores da fronteira científica e que tem capacidade de ser referência mundial em certas tecnologias. Inserem-se na linha de atividades a organização de missões de startups para mostrar soluções tecnológicas brasileiras no exterior, inclusive em feiras do setor, além de ações de incubação cruzada de startups e softlanding.

  • estival SXSW Sydney 2023
  • Sebrae Startups
  • Startups